quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Química na Mineração

Atualmente o Brasil ocupa o 2º lugar na produção mundial de minério de ferro e para compreendermos a importância da indústria mineral, basta olharmos ao noso redor. O minério de ferro é matéria prima para fabricação da grande maioria dos objetos que utilizamos no dia-a-dia, como por exemplo: o veículo que nos conduz ao trabalho, a moeda que facilita o troco, o aparelho de som que toca nosa música preferida, as tubulações que levam água até nossa residência, entre outros.

Podemos dizer que o coração da Industria Mineradora é o laboratório de análises quimicas, pois é através do mesmo que temos condições de determinar a área da mina a ser explorada, controlar a qualidade do produto beneficiado e ainda garantir ao cliente que o produto adiquirido está dentro das especificações contratadas.

Estas análises são normalmente realizadas através da técnica de titulação (via úmida) ou instrumental (absorção atômica, fluorescência de raio x ou indução de plasma).

Um comentário:

Maria Fernanda disse...

A economia brasileira sempre teve uma relação com a extração mineral, o brasil transformou a mineração, em um dos setores mais produtivos que representam uma profunda importanica na economia nacional, gerando assim inúmeros empregos diretos e indiretos no setor. A grande importancia de um gerenciamento minuncioso e contínuo do controle de qualidade garante a melhora de processos que dependem da mineração e seus produtos, daí a necessidade de pessoas qualificadas para as análises desses materias e garatia de bons resultados.